Um menino passeia pelo parque e se perde dos pais. Ele sente muito medo, pois um palhaço perna-de-pau está cada vez mais perto.
A literatura infantil, como toda forma de arte, pode amedrontar, com seus mundos fantásticos cheios de perigos, dificuldades e obstáculos. Mas mesmo uma história assustadora pode trazer segurança ao pequeno leitor ao mostrar que, por mais terríveis que sejam os monstros, nós podemos ser valentes o suficiente para derrotá-los. Muitas vezes os monstros vão embora com um simples NÃO que conseguimos dizer.
Este livro não fala apenas sobre como é sentir medo! Fala sobre como devemos ter coragem para superar nossos problemas. E os livros são nossos aliados nessa jornada, com suas personagens decididas e fortes.
Leitores mais experientes, de todas as idades, vão notar que a força da narrativa neste livro impresso em preto e branco, com pouquíssimo texto, está na forma como o autor e ilustrador Felipe Campos planejou cada página. Trechos em que não há conflito, principalmente no começo e no fim da história, têm o fundo branco; já trechos em que o menino se sente acuado pelo palhaço mostram o fundo escuro e manchado. É interessante notar também que o fundo escuro parece acompanhar o crescente medo que o menino enfrenta.