Pigá, o frango, viaja por estradas vermelhas e empoeiradas em um ônibus repleto de gente, bichos, alimentos e muita, mas muita bagagem. Ele está preocupado, não sabe o que está acontecendo nem para onde o levam. Mas alguém por acaso sabe o que o destino reserva? Refletindo sobre a vida, Pigá percebe que a paisagem começa a mudar, as estradas tranquilas dão lugar a ruas barulhentas. O que está para acontecer? Não demora muito para que ele descubra seu trágico futuro: será trocado ou?vendido no mercado da grande cidade! Pigá não quer terminar sua vida numa panela, de modo algum! A vida é linda, cheia de lugares, petiscos e frangos e frangas interessantes para conhecer. Ele precisa escapar dessa triste sina. Sua vida apenas a ele pertence. E para usufruir do direito à liberdade, Pigá terá de contar com a sorte, muita esperteza e agilidade.
O Pulo do gato: Ao acompanhar a atribulada peregrinação do frango Pigá, o leitor também entra em contato com uma outra cultura, outros cenários, outros modos de vida.
Explorando inusitadas perspectivas, planos e pontos de observação, a autora provoca uma leitura também cartográfica a cada dupla de páginas, para que possamos também experimentar diferentes formas registros e de representação do espaço, partindo de uma visão global para o particular.