Borboleta que não voa, macaco que não pula e jacaré que não gosta de água? Esses e outros bichos especiais estão nessa oficina animal, onde as coisas podem ter vida e nem tudo é o que parece ser...
Palavras polissêmicas sempre despertam interesse e curiosidade nas crianças. Aqui, elas lidam com palavras que são nomes de animais e também de ferramentas ou objetos facilmente encontrados em uma residência e aprendem sobre os animais citados.
Escrito em forma de quadrinhas, o livro Uma oficina animal passa informações sobre o animal, suas características, seu modo de vida e seus hábitos e, paralelamente, apresenta, de forma lúdica e clara, informações sobre o objeto ou ferramenta correspondente. A partir daí o leitor pode perceber o motivo pelo qual, em alguns casos, a ferramenta recebeu aquele nome, geralmente por apresentar alguma semelhança com o animal.
O texto é narrado em 1ª pessoa por uma criança que imagina uma oficina cheia de animais, um verdadeiro zoológico. Aos poucos vai percebendo que os animais que o avô tem em sua oficina são na verdade suas ferramentas ou utensílios de trabalho.
O texto é complementado pelas ilustrações em técnica mista de Paulo Debs, que mostram como a criança imagina os animais e seu ?trabalho? na oficina.
Livro indicado para a 1º a 5º ano do Ensino Fundamental para trabalhar o conceito de polissemia, a riqueza de palavras polissêmicas e as várias possibilidades de uso do vocabulário. Pode-se trabalhar com a imaginação da criança, auxiliando no ensino de redação, e com a construção de rimas. Pode ser usado em conjunto com Ciências, para estudo de animais e seus hábitos, suas características, seu modo de vida.